Rádio

Cada um com seu cada um

Tinha lido na Folha a respeito de “Cada um com seu cinema” (2007) e fiquei imaginando quando iria passar aqui ou mesmo se passaria aqui. Das duas uma: ou rolaria no cinema do CIC ou no Sol da Terra.A última opção é a resposta certa.

Vamos ao filme, ou melhor aos filmes, já que são vários curtas de vários diretores que fizeram parte da história do Festival de Cannes. O projeto tinha como finalidade homenagear os 60 anos do festival.

Não vou dizer qual é o melhor, mas gostei muito do curta do Polanski, chamado “Cinema Erótico”. Destaco ainda os curtas do Claude Lelouch, Takeshi Kitano, Chen Kaige, Theo Angelopoulos, Ken Loach, não necessariamente nessa ordem. O Alejandro Iñarritu foi ele mesmo e usou uma variação do que fez em Babel com a japonesa surda-muda, colocando aqui uma cega para assistir um filme.

Paguei minha língua (pela milésima vez só nessa década) ao constatar que um dos mais bem humorados era um do Lars von Trier, aquele do Drogma 95.

O único brasileiro a participar foi o Walter Salles que colocou o Castanha e o Caju para fazer uma embolada sobre Cannes. Se tivessem me convidado, meu curta seriam 3 minutos de malho de um casal no escurinho assistindo Titanic.

O mais legal foi ter reencontrado um dos meus gurus, o cineasta Eduardo Paredes. Falei dos meus projetos literários. Ele pra variar me instigou e disse pra transformar em curtas: “Roda com uma PD mesmo, cuida do som. O que importa é ficar bom, depois corre atrás de patrocínio pro transfer e aí tu tem um curta em película.”

Isso que eu chamo de uma boa má-influência.

Escrito, produzido e dirigido porLeandróide às 1:08:00 PM  

0 comentários:

Postar um comentário