Rádio

Esse guri vai longe III

Ontem trabalhei febrilmente no roteiro do longa “Vidas de outras vidas”. Ter o insight de mudar a trama que estava entalada na garganta, ficar no plano das idéias como diria Platão é uma coisa, executá-la, trabalho braçal é outra como diria Moisés. Pausa para enviar finalmente a propostata de trabalho com o pessoal do programa Lotação e combinar com Maristela a reunião de desenvolvimento do mini-projeto 2007 à noitinha.

Basicamente me dividi entre o arquivo no PC e a versão em papel. Consegui finalizar razoavelmente bem as 84 páginas do roteiro, antes eram 82. Na verdade limei toda uma parte da subtrama de Bia, a adolescente que fica grávida e por motivos de força maior, sua mãe, é obrigada a abortar, que tinha umas 5 páginas.

Acabei de mandar a minuta do contrato para o Felipe do Lotação. Agora chega de negócios e vamos ao que interessa: um trecho romanticozinho. Para ler tudo vá para .

INT. GALERIA DE ARTE - DIA

O mesmo plano do quadro, com alguma diferença no seu estado, agora exposto na parede da galeria de FÁBIO, 30 e poucos, homem atraente e sofisticado, que ajeita a pintura de Sofia na parede.

JOYCE, bela morena de cabelos compridos lisos, perto dos 30, pára em frente ao quadro de Sofia. Fábio se aproxima dela e também aprecia a tela.

FÁBIO
Interessada pela arte espanhola do século XVI?

JOYCE
Como?

FÁBIO
Me desculpe se te assustei! Você parecia tão concentrada na pintura.

JOYCE
Século XVI você disse? Ela é uma bela mulher. Distinta.

FÁBIO
Assim como você.

JOYCE
Obrigada. Isso é alguma reprodução ou o original?

FÁBIO
Não, é o original. (estende a mão) Fábio, sou o dono da galeria.

JOYCE
(estende a sua e ele a beija)
Joyce.

FÁBIO
Primeira vez aqui? Não me lembro de ter te visto antes. E com certeza não esqueceria seu rosto.

JOYCE
Algo me atraiu aqui. Parecia que a pintura me chamava. Quem é o autor?

FÁBIO
Um certo Pablo Gutierres.

JOYCE
Nunca ouvi falar.

FÁBIO
Apesar da excelente técnica, ele é uma nota de rodapé da história da arte. Um ilustre desconhecido do séc. XVI. É a única obra exposta aqui que não está à venda. Pertence a minha família há bastante tempo.

JOYCE
Pelo jeito você é um altruísta, resolvendo exibi-la aqui quem quiser apreciar ao invés de guardá-la em sua coleção particular. Então deve conhecer a história por trás da pintura?

FÁBIO
Sim, e seria um prazer contar pra você! Se me permite preferiria fazer isso num local mais tranqüilo. Tem um ótimo café aqui perto. Que você me diz?

JOYCE
Você é do tipo cavalheiro... E eu gosto disto... Sim, aceito.


INT. CONFEITARIA – DIA

Fábio e Joyce comem. Comportam-se como se já se conhecessem há anos.

JOYCE
E essa é a verdadeira história por trás da pintura? Ou é algo que você inventou pra me impressionar?

FÁBIO
Quem sabe? Mas é bem provável que tenha sido assim.

JOYCE
Bom, adorei a aula de história da arte. Realmente fiquei impressionada mas agora preciso ir.

FÁBIO
(pega na mão de Joyce)
Existe um senhor Joyce te esperando?

JOYCE
Não, mas acabei largando uma amiga em algum lugar. Ela deve ter ido embora.

FÁBIO
Se for amiga de verdade vai te perdoar. Aceita uma carona?

Joyce sorri e os dois saem de mãos dadas.


INT. APTO DE FÁBIO - SALA - NOITE

Ao lado da parede há um grande retângulo embrulhado no papel. Joyce entra na sala com Fábio. Ele cobre os olhos dela.

FÁBIO
Vem, eu tenho uma surpresa pra você.

JOYCE
O que é isso?

Ela abre o pacote e vê o quadro de Sofia.

JOYCE
Não acredito! Você trouxe o quadro pra mim.

FÁBIO
Como você mesma disse naquele dia que a gente se conheceu: eu sou um cavalheiro.

JOYCE
Eu estava de olho nele. Aquele dia foi uma visita casual para estudar uma forma de roubar o quadro da galeria.

FÁBIO
(ele levanta os braços)
Você conseguiu, além de ter me roubado algo mais. (tamborila um dos dedos sobre o coração)

Eles se beijam.

JOYCE
É maravilhoso! Mal posso esperar para pendurá-lo lá em casa.

FÁBIO
Tive uma idéia maluca, que tal se esse quadro permanecesse em uma parede aqui mesmo?

JOYCE
Será que eu entendi direito?

FÁBIO
Claro que entendeu. Me parece o próximo passo para a nossa relação, concorda?

JOYCE
Concordo, mas não esperava que você fosse tão rápido e direto.

FÁBIO
Então Joyce, você quer casar comigo?

JOYCE
É claro que eu quero, Fábio. Eu te amo!

FÁBIO
Te amo Joyce, mais que tudo no mundo.

Eles se beijam de novo.

FÁBIO
Em qual parede você quer?


INT. APTO DE FÁBIO – SALA – NOITE

O quadro está pendurado.

Escrito, produzido e dirigido porLeandróide às 2:08:00 PM  

0 comentários:

Postar um comentário