Rádio

Ninguém é prefeito

O austro-húngaro Billie Wilder (1906 – 2002) escrevia diálogos afiados e era o rei da frase final de filme. Coisa que pode ser comprovada em pelo menos três deles: Quanto mais quente melhor, Crepúsculo dos deuses e Se meu apartamento falasse. Títulos de filmes e suas traduções absurdas serão futuros objetos de escrutínio desse espaço, agora reservo-me ao direito de guardar esse tópico para momento mais oportuno (leia-se: falta de assunto).

Lendo sua biografia não por acaso intitulada “Ninguém é perfeito”, descobri que a mais célebre última frase de seus filmes quase não acontece, ia ter uma outra menos eficaz logo em seguida que podia roubar a imortalidade daquela.Sendo assim fica a tarefa ingrata para tradutores e dubladores fazer as pérolas colarem em português.

“Nobody’s perfect” é igual a ninguém é perfeito até em suaíli.
Sem contar que é homenagem, título e chave para o segredo (?!) de um curta que fiz em 2002.

Já “Estou pronta para o meu close Sr. De Mille” saído dos lábios de Gloria Swanson, altamente adequada no papel da decadente estrela da era muda do cinema, além de metalingüístico, fechou até na dublagem Corujão. O que pega é o “Shut up and deal” que encerra The Apartment. Fiquei frustrado vendo-o outro dia no Retro, que, diga-se de passagem, dispõe da melhor safra de filmes B e westerns spaghetti e as piores legendas que já li. Como sempre, a coisa desanda para um portunhol deslavado, tipo o que o Lula deve usar com o Kirschner.

Escrito, produzido e dirigido porLeandróide às 12:35:00 AM  

0 comentários:

Postar um comentário